sábado, 1 de agosto de 2009

Pop art em pictogramas



Não é de hoje que o trabalho do Daniel Motta me desperta curiosidade. Mesmo sendo notícia fria, gostaria de divulgar um pouco mais o que talvez alguns de vocês ainda não conheçam.
Ele que já produziu o segundo livro do que deverá ser uma trilogia de artbooks recheados de Poptogramas. Mas você deve estar se perguntando “o que são Poptogramas, afinal?”. É muito simples: trata-se da mistura de pop, que é pop mesmo, com pictogramas, que são aqueles símbolos universais capazes de informar a qualquer ser humano onde é que fica o banheiro, por exemplo.
Na prática, a idéia do Daniel é redesenhar esses bonequinhos comuns dando um a eles um pouco mais de personalidade, isso tudo pra retratar artistas e bandas famosas. O resultado é incrível, pois é muito divertido tentar adivinhar quem são os personagens retratados pelo designer. Apesar de alguns Poptogramas já terem se transformados em verdadeiros símbolos, outros são surpreendentes e podem fazer você pensar e pensar, até descobrir.

O primeiro livro do Daniel Motta retrata exclusivamente bandas internacionais e o segundo, Poptograma Brasilis, pra compensar, só ilustra artistas brasileiros.
De acordo com a explicação do próprio autor, os livros funcionam da seguinte maneira:

Particularmente, este tipo de arte chama a atenção, já que tenho coleções de amigos designers e sempre adorei este universo. A página do Daniel guarda Poptogramas exclusivos (que não foram publicados nos livros) e um monte de informações legais. O cara trabalha na Playboy e mantém um blog, no site, que ele tenta atualizar.

Um comentário: